segunda-feira, 25 de maio de 2009

Comida dos Orixás




Exu:come de quase tudo, desde que acompanhe uma boa pinga de cana, batida de coco ou meladinha (pinga com mel). Mas seus pratos favoritos são:


Farofa de Azeite-de-Dendê Frite numa frigideira com azeite-de-dendê uma porção de cebola (ralada ou picada, conforme o gosto da cozinheira). Despeje farinha de mandioca torrada. Mexa até ficar bem sequinha. Querendo, também pode fritar junto com a cebola alguns camarões secos.


Farofa de Água Quente Põe-se farinha crua num prato fundo e faz-se uma cavidade no centro, com o dedo. Ali vai-se despejando água bem quente com sal, mexendo sempre até a farofa ficar bem soltinha. (Também se pode juntar um pouco de azeite-de-dendê na água quente.)




Oxalá:filho de Olorum, gosta muito mesmo é de cuscuz feito em cuscuzeira


Cuscuz de Milho Rala-se um coco e tira-se o leite grosso. Deita-se um pouco de água quente no bagaço, torna-se a espremer e obtém-se o leite ralo, que fica separado. Em meio quilo de fubá de milho junte duas colheres de farinha de mandioca e misture o leite ralo, para umedecer a massa. Tempere com sal e açúcar a gosto. Vai tudo para a cuscuzeira, que é envolta com um guardanapo fino, branco e limpo, levando-a à boca de uma panela com água fervente para cozinhar no vapor. Depois de pronto, espalha-se por cima um pouco de leite de coco grosso. Serve-se em talhadas, acompanhando café.


Cuscuzeira é uma tigela de barro com vários orifícios no fundo, por onde penetra o vapor de água para cozer o cuscuz. Na falta de cuscuzeira (ensina Darwin Brandão), faz-se o cuscuz com um prato envolto num pano. Este é levado à boca de uma panela com água fervente, emborcado, de modo que o cuscuz fique exposto ao vapor o tempo necessário para cozer.




Ogum :não faz por menos, é o orixá do vatapá. Mas é muito difícil preparar um que seja do seu agrado:Vatapá de Ogum Verdadeiro Azeite-de-dendê. Dois cocos. Meio quilo de camarão seco. Mais meio de camarão fresco. Meio quilo de garoupa (ou outro peixe de posta). 250 gramas de amendoim torrado. Ou, se preferir, 100 gramas de castanha de caju torrada. Doze pães pequenos dormidos, amolecidos em água. Tire o coco da casca. Lave, rale e, depois de aquecê-lo em banho-maria, esprema num guardanapo o leite puro. Junte ao bagaço dois copos de água quente e esprema novamente. Repita o processo mais uma vez, cuidando de deixar separados os leites. Passe na máquina de carne, com chapa lisa, duas cebolas grandes e dois dentes de alho. Com a chapa de picadinho fino passe o camarão seco. Passe o pão amolecido com a chapa lisa. Cozinhe o peixe e o camarão frescos com pouco tempero, sem tomate. Refogue o amendoim, a cebola, o alho e o camarão seco. Depois junte o pão. E vá então juntando o segundo leite, depois o terceiro, enquanto for preciso, até dar consistência. Também pode juntar um pouco da água onde foram cozidos o peixe e o camarão, se for preciso. Quando estiver tudo quase cozido, junte o leite puro, o peixe em lascas e o camarão fresco. Ao botar o pão, tempere com sal e não pare de mexer, para não embolar. Junte azeite-de-dendê em quantidade suficiente. (A consistência deve ser para comer com garfo.) Sirva com angu de arroz.




Oxóssi: caçador e gentil-homem, o orixá mais querido dos baianos, dificilmente recusa pratos com abóbora ou milho:Abóbora com Camarão Seco Cozinha-se a abóbora com bastante camarão seco batido no pano, cebola, um dente de alho esmagado, coentro e tomate. É em muito pouca água. Quando estiver quase seco, rega-se com toicinho derretido em azeite-de-dendê, mexendo sempre até ficar como uma fritura. Então mistura-se com ovos batidos, até formar massa uniforme.


Canjica de Milho Verde Escolha 25 espigas de milho verde e rale. O milho também pode ser triturado em pedra de mó ou no pilão. Pode até ser passado na máquina de moer, evidentemente depois de debulhado. Para aproveitá-lo bem, despeje uma xícara de água no ralador, a fim de retirar toda a polpa. Retire e reserve o leite puro de dois cocos. Despeje dois copos de água quente no bagaço e esprema, podendo repetir a operação uma ou duas vezes para extrair todo o leite. Misture à massa do milho o leite com água, passando em peneira fina. Junte o sal e açúcar a gosto. Leve ao fogo com um gole de água-de-flor, mexendo até ferver. Aí junte o leite puro e deixe cozinhar mais um pouco. Pode ser servido ralo ou no ponto, mas da segunda forma é melhor. (Conhece-se o ponto pingando a canjica numa vasilha de água fria. Se empastar, está bom; se dissolver, está crua.) A canjica bem-feita é vidrada e treme na faca quando cortada, depois de fria. Serve-se com canela, que só deve ser colocada quando a canjica esfriar.
Quando fica geleado é porque o milho estava verde. Se rachar, não ficar compacto, é que levou muito coco.


Camarão de Oxóssi
Ralam-se dois cocos, junta-se camarão seco à vontade, cebola em rodelas, azeite-de-dendê e sal. Por cima, vão doze ovos batidos com as gemas. Leva-se ao fogo brando, deixando cozinhar na frigideira.




Xangô: senhor dos raios, é louco por um caruru:Caruru
Lave e enxugue os quiabos antes de cortar, para evitar a baba. Ponha em pouca água para cozinhar, temperado com camarões secos descascados e bem moídos, cebola ralada, coentro, pimenta-malagueta em pó, alho e sal. Quando a pasta estiver enxuta, ponha azeite-de-dendê e mexa bem.




Iansã é uma das três mulheres de Xangô. Ela come acarajé. E quer sempre muito. Como o acarajé é servido antes das refeições, como aperitivo, em geral exige outro prato também Acarajé Põe-se o feijão fradinho de molho (“até inchar”). Descasca-se grão por grão, tirando o olho preto e passando depois na máquina, o mais fino possível, para sair pasta. Tempera-se com sal e cebola ralada, batendo bem, para ligar, até brotaram bolhas na massa. Frita-se em azeite-de-dendê bem quente, na frigideira, em formas de bolinhos. Fritos, servem-se com o molho, ambos frios.


Molho de Acarajé Quatro pimentas-malaguetas. Um quarto de xícara de camarão seco moído. Uma cebola pequena picada. Meia colher (de chá) de sal. Duas colheres (de sopa) de azeite-de-dendê. Misture tudo, menos o azeite, passando na máquina. Aqueça o azeite e ponha tudo dentro dele para cozinhar.
Corta-se o acarajé no sentido do comprimento e coloca-se dentro o molho.




Oxum: segunda mulher de Xangô, é uma ninfa que recomenda o xinxim de galinha Limpe a galinha. Parta pelas articulações. Tempere com sal, alho, limão. Faça um refogado com azeite-de-dendê, cebola, alho, camarão seco (meio quilo) e amendoim torrado (100 gramas), depois de tudo passado na máquina. Junte a galinha, refogue bem, vá juntando pouquinha água de cada vez até cozinhar a galinha e formar um belo molho. Serve-se com farofa de azeite-de-dendê.




Obá: terceira mulher de Xangô, é uma comedora de ovos, de todas as maneiras. Receita predileta:Ovos de Obá
Coloque todos os temperos verdes na panela com azeite-de-dendê. Abra os ovos para estrelar, jogando azeite por cima deles com uma colher.






Um comentário: